Tipos de jogadores de RPG

Nesse mundo louco chamado role playing game as pessoas em sua grande maioria, estão mais afim de interagir com a sociedade que de jogar, digo isso sem medo das pedras, afinal de contas atualmente com os meios de comunicação e a internet proporcionando todas as formas possíveis de interação, o rpg poderia muito facilmente dispensar o mundo real e partir pro virtual, mas eai qual seria a graça da coisa? Fica então no ar esse conceito obvio de que os nerds já não fazem muita coisa alem de WoW, redes sociais e etc… Então porque o RPG ainda continua sendo essa tradição de livro, dados, folhas de papel? (tudo muito antiquado para quem é amante da tecnologia) obviamente não são apenas nerds escrotos que jogam RPG, mas tomamos como exemplo esse grupo, pois alem de ser o mais comum, é o mais a ver com o assunto.

Nekoffee

Ótima sugestão de estampa de camisa né não??

E nesse grupo de amigos nerds aventureiros, teremos quase sempre um padrão na interpretação de personagens, e não estamos falando de clichês… quem durante uma campanha não acabou incorporando um dos modelos a seguir não sabe o que é ser RPGista.

  • NekoffeeO medroso: é aquele jogador que quando o mestre diz “e então vocês chegam ao fim do corredor, e encontram uma porta com os dizeres: cuidado” logo entra em pânico, começa a gritar ordens para os integrantes do grupo, quando não algumas incoerências, por exemplo “FUDEU CARA, TEM UM BALROG ATRAS DA PORTA, VAMOS VOLTAR A DUNGEON TODA GALERO, E DIZER PRO REI QUE PERDEMOS PARA UMA PORTA”
  • NekoffeeA mamãezona: nem sempre é encarnado por personagem do sexo feminino, as vezes é um paladino bombado full armor lvl 12, que não deixa orc algum ao menos olhar torto para os amigos, não permite em hipótese alguma que o mago tome a dianteira, se sente incrivelmente ofendido ao ver que o arqueiro levou 2 de dano.. resumindo, é tipo uma galinha defendendo os seus ovos. Não confunda ele com um personagem do tipo “heroico” pois, esse aqui mataria até um idoso inofesinvo, se o mesmo tivesse a ideia de jogar uma pedra na clériga.
  • NekoffeeO faz tudo: é pior que Bombril 1001 utilidades, é aquele tipo de jogador/personagem que não se contenta em opinar, sente uma profunda e incontrolável vontade de tomar todas as decisões e a dianteira, ele é um Brujah, mas ao mesmo tempo quer ser um Malkavian, um Toreador, um Tremere e etc… Quando a coisa fica preta e o individuo já conseguiu enfiar o grupo na enrascada mais bonita da cidade, ele se lembra de ouvir os outros, e pede as suas opiniões.
  • NekoffeeO Tsundere: tsundere é um termo japonês para pessoas de personalidade bipolar, num sentindo extremo de agressivo alternando para o amável e vice-versa. . O personagem hora é bonzinho, gosta de coelhos, salva donzelas, divide poções com o grupo e momentos depois tudo que ele quer é a desgraça da humanidade, mata velhos e crianças, queima plantações, inicia uma 3ª guerra mundial dentro do grupo e depois volta a ser bonzinho. (o nome disso deveria ser encosto)
  • NekoffeeO Maria das Dores: infelizmente não consegue manter o jogo apenas nos dados e nas fichas, esse jogador acredita que tudo o que acontece na campanha, é um reflexo da vida real, ele leva tudo para um lado pessoal e toma todas as dores do seu personagem para si, sem esquecer no fato de que a vida pessoal dele também acaba entrando nessa historia. A falta de espírito esportivo acaba deixando o jogador assim.
  • NekoffeeO Bozo: Ok que rir e descontrair é bom, mas e quando a pessoa extrapola e toma tudo como piada? Não apenas no RPG essa pessoa é pé no saco, na vida real também, tem sempre a hora da piada e a hora da seriedade, pois, não é contando uma piada pra um dragão vermelho ancião que vai salvar a sua pele de uma dúzia de baforadas. Esse tipo de personagem é tão circense que quando o bixo pega e ele tenta agir com seriedade, acaba não sendo muito levado a serio, nem pelo próprio mestre. Cuidado ao querer ser um piadista.
  • NekoffeeO herói: precisa dizer que é o mais comum? E nem vejo nada de mal no cara que adora gritar uma boa bravata antes de descer a espada. Mas é bom tomar cuidado no nível de heroísmo, afinal ninguém aguenta muito aquele cara tão bonzinho e justo que não conta uma mentira para proveito do grupo. Certo que a maioria dos cavaleiros e paladinos tem em seus códigos de honra a justiça e etc etc, mas isso não significa que você jogador não pode dar um toque humanista no personagem, vez ou outra saindo um pouco dessa santidade extrema, apenas para descontrair.
  • NekoffeeO sabe tudo: Não aceita as regras impostas pelo mestre e consegue empacar a aventura por 5 horas para discutir leis da física quântica e constituição brasileira da reforma agrária num contexto socioeconômico medieval. Já dizia a boa e velha primeira norma de D&D, as regras podem ser revistas pelo mestre, pois ele é o dono do universo (mas vale lembrar que para isso é necessário apenas grandes doses do bom e velho bom senso, é claro). Sendo assim, fica aí um recado para você que adora provar ao mundo o quão sabe-chão você é; se o mestre estiver errado o grupo inteiro deve concordar com isso, não apenas você (mas vale lembrar que para isso é necessário apenas grandes doses do bom e velho bom senso, é claro +1).

Enfim, para não fazer desse post um eterno antro de indiretas termina aqui os tipos de jogadores, mas que fique bem claro que existem muitos outros, podendo surgir lá embaixo nos comentários outras espécies dignas de catalogação XD. Espero que ninguém tenha se ofendido com o texto, pois pessoa nenhuma no mundo é constante, e geralmente a maneira como cada um interpreta, varia de acordo com a intenção do personagem. Mas vez ou outra é bom se policiar para evitar certos exageros desnecessários, caindo em clichês e porque não, emboscadas NÉ.

Anúncios

Sobre Tomatekun

Amante de cinema, video-game e cultura relevante, bem como também a irrelevante.
Esta entrada foi publicada em Aleatórios, RPG com as etiquetas , , , . ligação permanente.

8 respostas a Tipos de jogadores de RPG

  1. CaquiDoMal diz:

    Não sabe o que é ser RPGista = é feio e não sabe as regras. SAI DO MEU BLOG

  2. Tomatekun diz:

    GALERO, esqueci de avisar pra vcs, que as legendas das fotos estão ocultas por motivos de espaço. mas elas existem ok U_Ú

  3. Kellyanne diz:

    Eu era a classica jogadora “…” tambem conhecida como jogadora Barbeador Eletrico. Basta perguntar pro Krizzor q ele explica.

  4. botei a carapulsa pra todos. XD. Mais na verdade sou o Jogador Lei de Murphy, tudo que tem que dar errado sempre dar quando estou jogando. Um post sobre os tipos de mestres de RPG seria bem legal também.

  5. Brunno Fagundes diz:

    Bacana o post… me identifiquei com uns 300 desses, comolidar?
    Enfim, ter cuidados com os exageros é sempre bom e saúdavel e Deus aprova -q

  6. Post legal 8D/
    Qual é o problema com as tags D’8 ?

  7. rayan diz:

    eu sou o sabe tudo já discuti muito com os mestres…=/ um pouco tambem de tsundere

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s