Você Conhece FIASCO?

Sabe quando você está pronto para sair chutando portas, com aquele plano infalível em mente. Quando você como menina veneno está para por em pratica o seu poder de sedução. Ou pelo simples fato de você pai de família não esperava que no seu domingão a tarde seria alterado pelos liames do destino que vem apenas para te deixar de pernas para o ar.

Mas tudo bem, ja devem estar se perguntando do que estou falando?
Muito simples meu caro leitor:
ISSO É FIASCO!

Nekoffee

Sente só o drama da classificação indicativa xD 18 anos

Hoje irei tratar dessa nova onda, não tão nova assim, pois é o segundo post sobre essa temática, dos RPGs interpretativos, nessa onda dos chamados Indies, devido a suas tiragens independentes das grandes empresas que dominam o mercado e trazendo conteúdo diferente do já conhecido. Mas vamos falar de um divertidíssimo chamado FIASCO. Onde tudo que você planeja tende a dar errado, te levando para um beco sem saída, cujo resultado são horas de diversão e muita gargalhada e conspiração aberta!

nekoffee

Tem certeza que você vai confiar nesse traste?

Não vou tratar especificando regras, que apesar de serem simples elas se tornam maçantes e complicadas para se ficar lendo… Então vamos para o que interessa. Como o sistema funciona? Para começar e dar um tapa na sua cara FIASCO não possui mestre. Isso mesmo. Todos são mestres e jogadores. Cada personagem em seu turno pode estabelecer ou resolver uma cena. Ok.. Explicaew…

Se o personagem for estabelecer a cena, ele mesmo que vai criar, narrar uma passagem com seu char, como um mestre, mas de forma geral e criando uma linha de acontecimentos e o resto do grupo deve opinar se estão d acordo e por fim devem dar o veredicto se a ação do personagem foi bem sucedida ou não.

Caso o personagem queira resolver uma cena vai ocorrer o contrario. O grupo vai criar uma cena envolvendo o personagem da vez e o char vai dar o veredicto. Se a cena foi bem sucedida ou não. Complicado? Acho que não xD mas vamos a exemplos simples que sempre ajudam a esclarecer:

nekoffee

Nem sempre aquele plano perfeito com aquela gostosa vai dar certo...

Irei estabelecer a cena em que meu personagem vai subir no capo do carro durante uma perseguição e surfando nele vai atirar nos fugitivos logo a frente. O grupo finaliza a cena dizendo que me dei mto mal, cai do carro e fiquei paraplégico.

Entenderam? Claro que a temática não serão simples ou exagerada dessa forma, pois as cenas vao conduzir a historia, então estarão revestidas por detalhes e emoções que podem envolver até mesmo os demais personagens.

nekoffee

Aê mermão, tu me meteu no meio dessa treta ahi, mané!

Uma partida de FIASCO é sempre única e não possui continuação. São sempre rápidas e dinâmicas. Ela se divide em 5 partes distintas:

  • Preparação – aqui você vai criar seu personagem, com as relações com os demais, motivações e outros detalhes. Seu char sempre vai ser criado do zero, devido a aleatoriedade e relações com os jogadores ao seu redor.
  • Primeiro Ato – aqui começa o jogo em si. Com as cenas sendo estabelecidas e resolvidas rumando a historia para um norte xD
  • Virada – exatamente no meio da partida, onde acontecimentos inesperados surgem para virar de ponta cabeça a vida dos personagens.
  • Segundo Ato – como o primeiro, mas com ações mais focadas para finalizar a historia.
  • Conclusão – momento em que você vai dar fim ao seu personagem. Com um jogo de sentenças simples e diretas para dar o nó final na vida do seu char.

Além de tudo isso o que deixa mais interessante em FIASCO são os cenários, a ambientação onde tudo vai acontecer. Pois de um para outro as relações e motivações vão mudar. Como os cenários nacionais, o Rio 40 Graus que gira em torno de trafico, favela e afins ou o A Vida Como Ela É que vem trazer a pornochanchada oitentista.

nekoffee

Sente só como eu sou macia... macia... maciaaaa...

Anúncios

Sobre Krizzor

Nerd, otaku, rpgista e tudo mais que seja desse multiverso xD e com orgulho!
Esta entrada foi publicada em Jogos, RPG com as etiquetas , , , , , , , , . ligação permanente.

5 respostas a Você Conhece FIASCO?

  1. vivaubuntu diz:

    Pô, parece ser foda… Mal posso esperar pra jogar isso, bebado e dando as gargalhadas XD~

  2. Tomatekun diz:

    cada vez que eu leio sobre esse sistema, mais eu fico perplexo e com vontade de saber como ele é na pratica ‘-‘

  3. achei uma bosta, prefiro que os acontecimentos dependam do lançar dos dados. Eu só tenho amigo espirito de porco duvido muito que a cena não termine com a morte do personagem.

    • Krizzor diz:

      mas entao xD ela pode começar com a morte do seu personagem euheuhe mas isso nao impede de vc continuar jogando, por meio de flashbacks xD q vao influenciar as demais cenas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s