Final Fantasy Role Playing

Após décadas de sucesso em jogos eletrônicos o título Final Fantasy gerou, e ainda gera muitos fãs. Pessoas que curtem as histórias, os diferentes  conceitos de mundo em cada série, diferentes raças e personagens cativantes. Daí quem nunca deve ter pensado, “Pô, deve ser foda jogar FF em uma Role Playing”. E de fato você pode… existem alguns livros- não oficiais -na internet, e eu vou falar sobre um deles. o FFRPG, um projeto do grupo Returners (who?), traduzido pela Fernanda Parker.
Final Fantasy_nekoffee
O sistema é bem simples, prático e básico… quem joga D&D consegue se adaptar fácil. O sistema quase todo funciona baseado em porcentagens – tanto que para os testes de sucesso existe um CdS, que é a porcentagem que indica sua chance de conseguir algo.

imagem2_nekoffee

Sem piadas infames sobre dado em casa oká?

Nas rolagens de dado é usado o D100, representado por dois dados de 10 lados, o qual um representa a unidade e outro a dezena, ou um único dado de 100 lados mesmo (mas esse é mais raro), daí se por exemplo, a chance de pular em um chocobo em movimento tem CDs 50 você deve tirar 50 ou menos para acertar, sendo que resultados de 1 a 10 são acertos críticos e de 90 a 95 são falhas críticas.

Nesse sistema, também existem os atributos: Força, Constituição, Magia, Espírito, Agilidade – seus valores são distribuídos pelo jogador de acordo com seu level, e não sorteado no dado. No entanto, eles quase nunca são usados diretamente, eles geram as estatísticas de combate: Precisão, Precisão mágica, Armadura, Armadura mágica, Evasão, Evasão Mágica, HP, MP (dependendo da classe), Expert (dependendo da classe), Destreza e Mente. Em uma batalha serão esses últimos valores que serão usados, em um ataque de um cavaleiro X por exemplo, agente diminui a precisão desse cavaleiro pela evasão do seu inimigo Y; caso acerte o dano será rolado e o resultado total do dano diminuído de  sua armadura.

Além do livro principal, que pode ser baixado nesse link de forma gratuita, existem outros complementos.

Vanille_nekoffee

Meu dels, como eu não conheci isso antes

É possível também criar algo mais personalizado, você mesmo pode criar complementos, como monstros, magias e efeitos diferenciados, o mundo – o sistema permite e possui regras para facilitar a tarefa do mestre. Além do que NPC’s você pode criar, ou montar NPCs tendo como base um jogo o qual você seja fã. Imagina seu grupo esbarrando com a Tiffa ou com o Irvine, ou, como na minha última aventura no sistema, os próprios jogadores escolhendo seus personagens favoritos para representá-los.

Existem várias classes e raças, assim como magias e summons mas nem todos os jobs podem usar magias e summons, cada um possui habilidades próprias. Vou aprensentar as classes que a meu ver são as mais interessantes:

Mago Negro (Grande utilizador de magia ofensiva, controla principalmente forças elementais)

mago branco_nekoffee

Mago Branco, você está fazendo isso errado

 

 

 

 

 

 

Mago Branco (É basicamente o Healer/buffer do grupo, possui magias de dano, embora esse não seja seu foco)

 

 

Mago do tempo (Controlador do tempo e espaço, possui tanto magias ofensivas quanto magias de buffer)

Summoner (Controlador de summons, a unica classe que possui total controle sobre os espíritos)

guerreiro_nekoffee

Guerreiro(a)

E outras… Bom pessoal, é isso ai… experimentem o sistema, ele realmente é muito bom e vale a pena… Abraço a todos e espero que tenham gostado
Anúncios

Sobre vivaubuntu

Muito Software livre e muito RPG XD ( prestem atenção nos meus posts, normalmente tem links que não parecem links e que te levam a informações interessantes... pense como uma aventura de RPG que tem que procurar nos cantos obscuros da Dungeon ;D)
Esta entrada foi publicada em Jogos, RPG com as etiquetas , . ligação permanente.

3 respostas a Final Fantasy Role Playing

  1. Krizzor diz:

    Eu joguei e recomendo xD mto foda, principalmente qndo vc interpreta o char q vc acha foda *_* (Sephiroth, oi?) xD

  2. Olá!
    Já tentei umas 5 vezes jogar esse sistema. Gosto da ideia de Final Fantasy e gostaria de passar a mesma experiencia de jogo (no console) para a mesa (roleplaying), entretanto, o sistema é muito “preso”, você tem que fazer calculos e mais calculos para chegar a um valor.

    Um simples ataque pode levar minutos de calculos.

    O exemplo mais básico que penso (que supostamente deveria ser simples) é um teste de atributo. Nele você pega seu atributo, multiplica por três, e adiciona +10. Céus, isso para “teste básico!”

    Se eu decidir atacar irei pegar meu valor de precisão (137), encontrar o valor de evasão do inimigo (59), e então subtrair da minha precisão esse valor (137 – 59 = ?). Vamos, faça isso de cabeça, mentalmente!

    Complicou?

    Então vamos ao dano.
    Meu ataque causou o valor da minha força (6), multiplicado por 7, adicionado +4d6 de dano. Faça o calculo de cabeça, então reduza desse valor 25%, já que o inimigo tem resistencia ao elemento que você está atacando.

    Reduzir um valor quebrado a 25% é complicado de fazer MENTALMENTE, e a CADA ataque.
    Chegou a um valor final. Ótimo, esse foi seu primeiro ataque. Agora é a vez do seu amigo.

    Por isso o sistema é “preso”.
    Bem essa é minha visão a respeito.

    • vivaubuntu diz:

      Uma dica de quando eu mestrava com ele é deixar os calculos mais usuais já prontos… por exemplo, quando eu ia mestrar eu levava os monstros que possielmente o grupo iria enfrentar ai na ficha dos monstros já ia os calculos com os devidos resultados prontos XD
      É claro q nem sempre dá pra usar isso, mas na maioria das vezes isso ajuda muito… e realmente é bom ter uma calculadora do lado quando estiver mestrando ele XD

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s