Competitividade x Cooperatividade no RPG

Hoje irei tratar de um tema polêmico (não, não falarei de mamilos), é algo que em muitas partidas de RPG já fez com que mestres se descabelassem e grupos se engalfinhassem, pois em um grupo de RPG existe uma grande gama de jogadores e cada um com uma idéia diferente de personagem, com origens e histórias independentes, porém com um objetivo em comum: a evolução do seu personagem e essa sede pelo PODER! faz com que a união entre si pelo grande objetivo caia por terra e todos se transformem em egoístas (e olha que não estou falando só do jogo de Vampiro).

nekoffee

Em um grupo de RPG ou a galera se junta ou briga por aquele anel foda que acabou de cair xD

Em um grupo inicial, por todos serem fracos acabam por se unir mais, temerosos pelas horas que passaram fazendo a ficha, apegados ao personagem que passou horas produzindo e enquanto não matarem seu primeiro dragão estão todos se considerando irmãos de batalhas e afins, porém quando cai o primeiro beholder ou hidra, cada um começa a perceber o grande potencial que possui e a porta para o estrelato se abre.

Antes existia a chamada Cooperatividade, onde os jogadores estão sempre um ajudando o outro para o bem do grupo, rumando epicamente para concluírem a campanha tendo alguns até a realizarem feitos de mártir para o bem maior. Geralmente a interpretação é considerado como ponto importante do personagem e a história é tido como objetivo principal do grupo.

nekoffee

Todo mundo reunido querendo bater no mestre! (dos magos G_G)

Depois de experimentarem o poder na mão essa cooperatividade se transforma na chamada Competitividade. A vontade de crescer se torna maior que a campanha, e a fraternidade que existia no grupo se extingue e cada personagem passa a dormir com sua adaga em punho e a espreita de qualquer ataque. Qualquer brecha um passa a perna no outro e agora a prioridade é transformar seu personagem em um monstro combador.

nekoffee

Agora que consegui poder supremo irei comer todos!!!

Às vezes situações de competitividade são divertidas, causando intrigas dentro do grupo, mas deve se tomar cuidado para que essas brigas não gerem inimizades, pois cada um pode acabar levando para o lado sério da coisa e as rixas podem se estender para o off-game e por fim a campanha elaborada pelo mestre vai se acabar.

nekoffee

To forever alone aqui, mas sou foda o suficiente para um x1 com aquela montanha ali.

Anúncios

Sobre Krizzor

Nerd, otaku, rpgista e tudo mais que seja desse multiverso xD e com orgulho!
Esta entrada foi publicada em Jogos, RPG com as etiquetas , , , , , , , , . ligação permanente.

8 respostas a Competitividade x Cooperatividade no RPG

  1. Marco diz:

    Boa postagem! Parabéns! Sereve muito bem como uma introdução à essa grande problemática. Gostaria de ver um desenvolvimento melhor do tema!

  2. Em minha defessa gostaria de falar que quanto meus personagens se voltam contra o grupo eu não pretendo mata-los, apenas mostrar a eles quem manda e coloca-los em seu devido lugar, que é inferior ao meu. Atenciosamente falo em nome de Leafar, deus menor dos nitamurianos e todos os meus demais personagens ladrões, Vampiros, e magos… todos muito gente boa, mais que não levam desaforo para casa.

  3. Acho que pode existir competitividade entre os personagens e cooperação entre os jogadores, e isso torna o jogo muito divertido. Confuso? rsrsrsrs A gente pode brincar de provocar um ao outro, mas o objetivo principal é a diversão. Quando as rixas do jogo se transferem para fora do jogo, então quer dizer que é hora de repensar a brincadeira. Se pelo menos os RPGistas não se levassem tão a sério, a vida seria mais fácil, hehehe.

    • Krizzor diz:

      sim sim, concordo totalmente, e é muito divertido se jogar assi (por experiencia propria com eu clerigo maligno do deus da guerra e um paladino do deus da justiça no mesmo grupo euhuheu)

  4. Rayan diz:

    Bom eu gostaria de ressaltar que é um tema muito polêmico principalmente em se tratando de mim, uma vez que, eu sempre tive talento pra combar, apelar e ficar poderoso, e ainda vou mais longe, cheguei a comprar a alma de quase todo um grupo pro Deus da Morte… Só que eu quis apenas forçar a cooperatividade através da força como os bons e velhos ditadores de antigamente entenderam…eu penso igual o Darth Vader…se você não está comigo, então você é meu inimigo, contudo, se você é mais forte que eu, posso ser seu aliado e aprender contigo até o dia que ficarei mais forte para te matar >=) (KAIBA) MEU PRIMEIRO PERSONAGEM DE RPG DEUS MENOR SINTO MUITO…ESSE SOU EU NOS GRUPOS =D VLW KRIZZOR PELO MEGA POST

  5. tiagoww diz:

    Grupo sem brigas não tem graça… lembro que uma vez quase matei um certo mago com meu druída de tão puto que ele tinha me deixado XD~
    Essas coisas acontecem nas melhores famílias

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s